Alameda Rubião Júnior, 197 - São Paulo-SP 11 3854-5711

NR-20

ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS NR20, ABNT E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL.

Estamos observando um fenômeno irreversível relacionado às questões trabalhistas, que envolve o pagamento de indenizações relativas à classificação de áreas do ambiente de trabalho, que podem ser classificadas como “áreas perigosas”, isto é, áreas de periculosidade.

A verificação da incidência de processos judiciais, especialmente em prédios comerciais, mas não exclusivamente neles, relacionados a funcionários e ex-funcionários que ingressam na justiça pleiteando indenizações de vulto com relação à periculosidade, cresce a cada dia. Um exemplo importante ocorre especialmente em edificações que têm instalações de geradores a diesel.

Fazer a adequação de tais instalações não é uma tarefa simples, haja vista a necessidade de se atender simultaneamente a um conjunto de normas que se colocam como imperativas nas instalações onde exista o armazenamento e abastecimento de combustível líquido, nesse caso o óleo diesel.

A norma NR20 é uma norma do Ministério do Trabalho e por isso tem alcance nacional, assim verifica-se de imediato que o problema atinge todos os estados da federação. Em São Paulo esse problema tem se apresentado como sendo de alta gravidade, levando empresas a procurar soluções de forma, muitas vezes, desesperadas.

A WAS se envolveu profundamente no propósito de encontrar soluções técnicas que se enquadrem nessas normas que impõe restrições às práticas de engenharia convencionais, que já não conseguem apresentar soluções para os problemas com os quais nos deparamos atualmente.

Como resultado desse envolvimento a WAS construiu uma série de soluções que são tecnicamente corretas e se ajustam perfeitamente às normas e legislações vigentes. As soluções são configuradas e ajustadas a cada caso, conforme a característica construtiva encontrada.

NR-20

A WAS pode citar, apenas como exemplo, três edificações onde as soluções implementadas tiveram pleno sucesso:

SERASA – INDIANÓPOLIS – SÃO PAULO.

ATENTO – GUARULHOS – SÃO PAULO.

TIVIT – CENTRO – SÃO PAULO.

CITIBANK – AV. PAULISTA.

BANCO ORIGINAL – SÃO PAULO

TIVIT – CENTRO – SÃO PAULO.

EDIFÍCIO MADISON

SEDE SOMPO SEGUROS

GRUPO MIX TV

TV GLOBO – SÃO PAULO

EDIFÍCIO PÁTIO MALZONI

EDIFÍCIOS NEW YORK E LOS ANGELES

CITIBANK FRANCISCO MATARAZZO E PAULISTA

ITAUSA

ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SP

BANCO FIBRA

EDIFÍCIOS TORINO E MILANO

MORUMBI EMPREENDIMENTOS TORRE Z

ROCONTEC/CBLA

GRUPO MIX

HOSPITAL SANTA CATARINA

EDIFÍCIO BIRMANN 21

CHINA BANK

Nesse contexto a WAS coloca à disposição serviços de Consultoria, Elaboração de Projetos, Implementação da solução proposta, e Manutenção Preventiva.

NR-20

Essas soluções atendem, ainda, às prescrições da classificação TIER e às necessidades de sites onde haja missão crítica.

Regulador de Pressão e Controlador de Vazão

No bojo das soluções desenvolvidas para vencer o desafio imposto pela revisão sofrida pela Norma Regulamentadora do Ministério de Trabalho número 20, a NR20, em 2012, dois

equipamentos foram projetados e cujas patentes estão requeridas: O Regulador de Pressão e o Controlador de Vazão.

Eles, em conjunto com o estudo detalhado do sistema hidráulico ao qual serão inseridos, promovem a entrega ideal de combustível (diesel) aos geradores conforme vazão de demanda, e sempre em acordo com parâmetros definidos pelo fabricante do gerador, especialmente a pressão de admissão do diesel, que em geral está ao redor de 1,2 mCA (118 mbar).

  • Desempenho técnico – inclusive em sistemas de missão critica.
  • Adequação Normativa – NR20, eliminando demandas trabalhistas nesse âmbito.